segunda-feira, 27 de julho de 2015

Variação de Rachmaninoff sobre Tema de Paganini

A Rapsódia Sobre um Tema de Paganini (Рапсодия на тему Паганини), em lá menor, opus 43, é uma obra concertante (piano e orquestra), com a duração média de 20 a 25 minutos, escrita e estreada pelo compositor e pianista russo Sergei Rachmaninov (1873-1943), um dos supremos mestres da arte pianística.

Rachmaninov escrevia para as próprias mãos, daí a excelência de suas produções, sempre inspiradas, apaixonadas e autenticamente românticas. Um dos primeiros artistas do mundo a gravar (deteve contrato com a Victor, de 1919 até 1942). Nenhum compositor foi mais patrulhado e combatido por sua sinceridade estética do que Rachmaninov (algumas patrulhas ideológicas da 'Música Nova' ainda batem nas mesmas teclas).
A carreira de Rachmaninov, assim como a de outros artistas russos, só foi possível no Ocidente, distante das tremendas imposições totalitárias do Leste (sua música esteve banida da URSS, por várias décadas). Hoje é um dos compositores mais amados e tocados e um dos maiores românticos do século XX. A madura obra aqui citada foi escrita na Suíça, entre os meses de julho e agosto de 1934.
A Variação XVIII foi incluída, estilizadamente e de modo facilitado, na trilha sonora do filme, 'Em Algum Lugar do Passado', 1980, obtendo grande repercussão e imenso sucesso mundial.



 Aqui estou compartilhando um arranjo próprio baseado em uma versão a quatro mãos. Procurei ressaltar os acontecimentos principais e secundários, visando a um equilíbrio ideal.






Hélder de Araújo é Professor de Piano (São Paulo) e Pianista (eventos em geral).
Contato: (11) 947466851





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.